Notícias

18.10.2018 - 11:08

Em Bonito, seminários promovem intercâmbio de tecnologias contra o crime

Revelação térmica de motores adulterados e crash tests serão etapas práticas
|
Compartilhe:
Em Bonito, seminários promovem intercâmbio de tecnologias contra o crime

Seminários Nacionais em Identificação Veiculare de Perícia de Crimes de Trânsito promovem, até sexta-feira (19), o compartilhamento de estudos e técnicas adotadas por peritos de quatro países em Bonito, município distante 300 quilômetros de Campo Grande (MS).

Especialistas apresentaram, na quarta-feira (17), primeiro dia dos eventos, técnica aprimorada em Mato Grosso do Sul que identifica adulterações em blocos de motores, além de analisarem crash tests realizados como prévia ao evento e que foram realizadas no mês de agosto, na Capital de Mato Grosso do Sul.

Ao menos 230 profissionais do Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos participam dos eventos, que ocorrem simultaneamente.

Para o perito criminal e chefe do NIVE (Núcleo de Identificação de Veículos) da Coordenadoria-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, João Ricardo Barros, o ganho com os seminários está no fato de se difundir técnicas que permitem agregar maior eficiência na solução de crimes.

O Núcleo Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Dourados, por exemplo, aprimorou em quatro anos a técnica de revelação térmica usada por seguradora na identificação de adulterações no bloco de motores. Esta, mediante calor intenso por maçarico e uso de contrastes, consegue revelar o número original da peça e assim evitar que veículos lotem os pátios por falta de identificação.

Sâmya Soler, perita criminal que palestrou sobre a química do processo, ressaltou que a maior demanda de veículos proveem das inspeções veiculares realizadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Ela e o perito criminal Everaldo Staudt, precursor no uso do método, vão apresentar sua aplicação durante etapa prática prevista para esta quinta-feira (18), a ser realizada no Aeroporto Municipal de Bonito.

Testes de colisão entre veículos e pedestres também são a aposta para o aprimoramento dos profissionais de perícia criminal presentes em Bonito. O doutor em engenharia e pesquisador de acidentes de trânsito, Wilson Toresan Júnior, e o diretor do CSI (Collision Safety Institute), Rusty Right, apresentaram respectivamente uma prévia de testes realizados no mês de agosto em Campo Grande e a evolução da análise de dados relacionados a acidentes com pedestres.

“Esse evento é histórico para nós. A diferença dos outros crash tests para esse é a qualidade da informação que vai ser muito melhor porque estamos qualificando os dados”, pontuou Toresan. “O conhecimento começa a se disseminar e precisamos avançar muito, saber que é preciso aplicar mais de uma metodologia, começar a trabalhar para adquirir equipamentos, softwares e não só veículos [para a perícia]”.

Institucional

Os eventos em Bonito são uma realização do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS) e promoção da Associação Brasileira de Criminalística (ABC). Os patrocinadores oficiais são Regula e Faro Technologies. Apoios do Governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp), Coordenadoria Geral de Perícias de MS e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Veja também a programação completa dos seminários no site oficial. As palestras são realizadas no Wetiga Hotel, enquanto que as atividades práticas acontecerão no Aeroporto Municipal de Bonito. Veja mais nas redes sociais do Sinpof-MS, tanto Facebook e Instagram.

Tag3 - Desenvolvimento Digital