Notícias

26.10.2018 - 15:15

Estudantes vivenciam na prática trabalho da perícia em cena de crime

Peritos oficiais da CGP-MS participaram de oficina em evento da UCDB
|
Compartilhe:
Estudantes vivenciam na prática trabalho da perícia em cena de crime

O conhecimento científico aplicado em uma cena de crime para auxiliar na obtenção de justiça. A descrição é o cotidiano no trabalho de um perito oficial, mas desta vez uma equipe da Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul desenvolveu sua atividade junto com estudantes no programa Saberes em Ação, que aconteceu no V Congresso Internacional do Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), entre os dias 23 e 25 de outubro.

A oficina ocorreu durante toda uma tarde, entre 14h e 18h, neste dia 24 de outubro, e teve a colaboração da professora da UCDB Liliam May e a presença dos peritos do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses de Mato Grosso do Sul (IALF) e do Instituto de Criminalística (IC).

Participaram na elaboração e execução dessa atividade os peritos criminais Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, Melisa Porto Tronchini, Kalyne Miazato, Sávio Lopes, Evandro Pedão, Cláudio Miguita, Karina Rébulla, Mariana Munhoz, Rafaela Flores e Alberto Grangeiro Júnior.

O desafio que os peritos oficiais lançaram aos estudantes foi avaliar uma cena de crime e identificar se o caso era de homicídio ou suicídio. Para auxiliar na coleta de vestígios e simulação, foi utilizado boneco especial que serve para imitar altura e peso de uma pessoa.

Para a oficina, dois locais de crime foram simulados. Os participantes precisaram avaliar vestígios e observar detalhes utilizando técnicas dos setores de balística, documentoscopia, de laboratório e teste de presença de sangue com a aplicação de luminol.

A oficina foi denominada "Ciência aplicada à perícia criminal: cena de crime, laboratório forense". O evento foi também importante porque seguiu conceito do tema central do V Congresso Internacional do Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB que é "Universidade: espaço de conhecimento infinito".

As áreas temáticas desenvolvidas foram Direitos Humanos, Ética e Justiça; Educação, Teologia, Comunicação, Cultura e Arte; Gestão, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Saúde. Os estudantes participantes foram do ensino médio até a pós-graduação.

Tag3 - Desenvolvimento Digital