Notícias

29.11.2017 - 19:55

Perícia identifica velocidades de veículos em acidente que matou uma pessoa na Capital

Colisão foi em uma das principais avenidas de Campo Grande e um dos motoristas estava com velocidade mais que o dobro do permitido para via
|
Compartilhe:
Perícia identifica velocidades de veículos em acidente que matou uma pessoa na Capital

Peritos criminais do Instituto de Criminalística “Hercílio Macellaro”, órgão ligado à Coordenadoria-geral de Perícias, entregaram na 3ª Delegacia de Polícia os laudos de local de crime e de análise de áudio/vídeo sobre acidente que matou bacharel de Direito na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, em 2 de novembro. Houve feridos também.


O perito criminal Antônio César Moreira foi o responsável por analisar o local do acidente, que envolveu um Fox e uma Frontier. O laudo indicou que a caminhonete estava em velocidade estimada de 115 km/h, bem acima do limite permitido, de 50 km/h. O carro transitava a cerca de 30 km/h.


O ponto de impacto, marcas de frenagem e danos nos veículos foram levados em consideração para apontar detalhes da colisão que constam no laudo entregue à Polícia Civil. Foi ainda necessária a utilização de cálculos a partir da distância e deslocamento dos veículos para se identificar as velocidades.


“São vários elementos matemáticos utilizados dentro da física para se chegar a uma conclusão como essa”, explana Antônio César Moreira.


A perita criminal Samira Vieira da Silva atuou na elaboração do laudo sobre a análise de áudio/vídeo. Câmeras de segurança captaram o momento da colisão. Entre as conclusões do trabalho está a de que a bacharel em Direito avançou o sinal vermelho na avenida antes de ser atingida por caminhonete.


A partir de técnicas aplicadas, o vídeo também permitiu estimar a velocidade de um dos veículos. “A velocidade da vítima, pelo vídeo, a gente não consegue calcular por causa da inclinação da trajetória. Mas em relação ao suspeito, a gente conseguiu estabelecer um limite inferior e um limite superior. No mímimo, a 104 km/h e no máximo, a 130 km/h”, explica a perita Samira.


O diretor do IC, Marcelo Pereira de Oliveira, acompanhou o trabalho e também participou da entrega dos laudos ao delegado Geraldo Marim, que preside o inquérito do caso. “O trabalho pericial agora ajudará a Polícia Civil a definir o caminho da investigação e como o suspeito será indiciado”, detalha o também perito criminal.


A Perícia Criminal, a partir de perito médico-legista que atua no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), ainda emitiu laudo necroscópico, já entregue ao delegado.


Está em elaboração o levantamento no celular do suspeito, que é feito também no IC, além de análise de sangue da bacharel em Direito. Este laudo será emitido pelo Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf).


Assista a vídeo da entrevista coletiva concedida pelos peritos criminais na sessão Galeria do site Sinpof-MS. O vídeo foi produzido pela assessoria de imprensa da Polícia Civil, veja a íntegra do material aqui. Foto: Divulgação.

Tag3 - Desenvolvimento Digital