Notícias

04.09.2018 - 11:30

Peritas criminais da CGP participam de mesa redonda 'Biologia e perícia' na UFMS

Evento acontece em Campo Grande entre os dias 3 e 5 de setembro deste ano
|
Compartilhe:
Peritas criminais da CGP participam de mesa redonda 'Biologia e perícia' na UFMS

As peritas criminais Karina Rébulla Laitart e Joyce Leiko Yamahira, da Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul (CGP), participam de mesa redonda promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante a VIII Jornada da Biologia 2018. O evento acontece nesta terça-feira (4), entre 15h15 e 16h45, em Campo Grande.

O tema da mesa redonda é "Biologia e a perícia" e a semana acontece entre os dias 3 e 5 de setembro. No dia 3 de setembro é celebrado também o Dia do Biólogo.

"A biologia forense tem subdivisões como a Entomologia Forense (que estuda principalmente os insetos) que nos ajudam a determinar o intervalo pós mortem, ajuda a rastrear o local onde se deu o óbito, até já é possível extrair do conteúdo estomacal das larvas o DNA de vertebrados que elas se alimentaram. Isso é um exemplo de como a biologia tem papel fundamental na perícia, que usa a ciência em favor da Justiça", explica Karina, graduada em Ciências Biológicas pela UFMS e tem experiência em Ecologia. Atualmente ela atua no Núcleo de Perícias Externas da CGP.

"O conhecimento fundamentado na Biologia também auxilia no trabalho pericial para a coleta de material biológico em local de crimes que depois vai para a extração de DNA. Isso auxilia na identificação de vítimas ou suspeitos de crimes. Ainda existe a visão da Biologia nos crimes ambientais", pontua a perita criminal Karina.

A também participante da mesa redonda Joyce Yamahira é formada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela UFMS.

A página oficial da Jornada de Biologia está no Facebook, onde consta toda a programação do evento.

Tag3 - Desenvolvimento Digital