Notícias

27.09.2018 - 18:19

Peritas criminais realizam treinamento para aprimorar técnicas de coleta de DNA

Karla Gonçalves da Cruz, Karina Rébulla e Joyce Yamahira fazem curso promovido por peritos federais do laboratório de genética forense de Brasília
|
Compartilhe:
Peritas criminais realizam treinamento para aprimorar técnicas de coleta de DNA

O desenvolvimento na expertise de coletar, preservar e enviar material biológico para realização de exames de DNA é fundamental para garantir que a perícia oficial consiga extrair informações importantes que ajudarão em investigações de diferentes crimes.

Esses vestígios permitem que a perícia aponte para provas materiais que são conclusivas em um julgamento na Justiça e se tornam ferramentas essenciais para se garantir um efetivo combate à criminalidade.

Por se tratar de um material sensível, a utilização de técnicas corretas por parte dos peritos criminais que atendem o local de crime garante que os profissionais na área laboratorial terão vestígios suficientes e de qualidade para extrair dados.

Por conta dessa importância, peritas criminais da Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul (CGP-MS) participam de Curso de Coleta de Vestígios Biológicos para Exames de DNA. A capacitação está sendo realizada entre os dias 24 e 28 de setembro por peritos federais na Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande (MS).

O curso teórico-prático tem carga horária de 38 horas-aula, distribuídas em cinco dias letivos e com até oito horas-aula de atividades diárias. "O curso tem como objetivo principal desenvolver conhecimentos e habilidades para proceder a coleta, preservação e envio de material biológico de acordo com a nova realidade da polícia, que inclui os bancos de dados de DNA", detalha a Polícia Federal, em ofício.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (Ialf) realiza os testes de DNA de material coletado no Estado e fornece subsídio para o banco de dados nacional.

Para esse treinamento, as peritas criminais Karina Rébulla e Joyce Yamahira, lotadas em Campo Grande, e Karla Gonçalves da Cruz, da Unidade de Perícia e Identificação de Corumbá, foram selecionadas na CGP-MS. "É um curso oferecido pela Polícia Federal com aulas práticas. Há exames de detecção de sangue e sangue humano, trabalhamos também com a aplicação de luminol em local e coleta de vestígios de crimes contra a fauna. Fizemos pesquisa de manchas de fluídos biológicos (sangue e sêmen) com a utilização de luz forense. Os professores são peritos criminais federais do laboratório de genética forense de Brasília", detalha a perita Joyce Yamahira.

Tag3 - Desenvolvimento Digital