Notícias

19.10.2018 - 17:20

Peritos de MS apresentam estudos para plataforma de gestão e uso de imagens de monitoramento

Projeto tem como responsável Antônio Fernandes dos Santos e foi apresentado em Seminários, que acontecem em Bonito
|
Compartilhe:
Peritos de MS apresentam estudos para plataforma de gestão e uso de imagens de monitoramento

Plataforma de gestão para unidades de perícia e o uso de imagens de videomonitoramento foram destaques sul-mato-grossenses nesta sexta-feira (19), durante os seminários nacionais de Perícia de Crimes de Trânsito e Identificação Veicular, que ocorrem em Bonito, cidade distante 300 quilômetros de Campo Grande (MS). 

No caso da plataforma, seu desenvolvimento ocorre há dois anos na intranet de unidade de perícia da Capital e se utiliza de código aberto (open source) que permite modificações para diferentes fins. O projeto, que tem o perito criminal Antônio Fernandes dos Santos como seu responsável, visa o aprimoramento dos processos de gestão e assessoramento aplicados à identificação de veículos em Mato Grosso do Sul.

“É um projeto que cria novas práticas para tornar mais eficiente o trabalho pericial e reduzir erros de registros, além de criar acervo digital para uso da perícia com o cadastro de padrões que permitem ao perito ter acesso à gravação habitual das montadoras”, pontuou Antônio.

Quanto aos atropelamentos, a perita criminal Samira Senna destacou que ainda não é cultura buscar provas baseadas em imagens de câmeras de segurança. Contudo, elas podem, sim, ser aliadas do trabalho de perícia ao trazer elementos objetivos em detrimento de hipóteses.

“Cálculos são feitos baseados na ideia de que a travessia do pedestre se dá de forma contínua, mas a gente vê que eles param na pista, correm e quando fazemos um cálculo isso não se leva em consideração, mas a câmera lá te fornece essas informações”, explicou Samira. “O laudo do local é insubstituível, mas isso pode ser complemento ao agregar uma análise mais completa”. 

Evento

O XI Seminário Nacional de Perícia de Crimes de Trânsito e o XIII Seminário Nacional em Identificação Veicular são realizados pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS), sendo promovidos pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e patrocinados pelas empresas Regula e Faro Technologies. 

Também apoiam os eventos o Governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp), Coordenadoria Geral de Perícias de MS e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Legenda da foto: "Dummy", boneco importado dos EUA pelo Sinpof-MS para treinamento, foi utilizado para realização de atropelamentos, tanto de pedestre como de ciclista. Bombeiros que prestaram apoio no XI Seminário Nacional de Perícia de Crimes de Trânsito e no XIII Seminário Nacional em Identificação Veicular

Tag3 - Desenvolvimento Digital