Notícias

27.07.2018 - 14:38

Por que conduzir Crash Test?

Capacitação para especialistas na área será realizada em Bonito (MS), em outubro
|
Compartilhe:
Por que conduzir Crash Test?

Importante esclarecer que existem dois tipos de "crash tests", aqueles que são conduzidos por montadoras ou programas de avaliação de segurança de automóveis e os que são conduzidos por investigadores ou reconstrucionistas de acidentes de trânsito.

Como padrão mundial para testes que envolvam segurança veicular temos o New Car Assessment Program-NCAP, criado em 1979 nos Estados Unidos pelo National Highway Traffic Safety Administration-NHTSA.


Mais tarde, surgiram várias outras vertentes desse sistema de avaliação, como o European New Car Assessment Programme-EURO NCAP, fundado em 1997 pelo Transport Research Laboratory no Reino Unido, e a versão para a America Latina e Caribe, a LATIN NCAP.

Existem ainda as versões Australianas, ANCAP, fundada em 1993, e a chinesa C-NCAP, fundada em 2006, entre outras.

O grande objetivo desse tipo de crash test conduzido no arcabouço desses programas de avaliação fica no âmbito da segurança veicular. Para cada novo modelo que é lançado no mercado, eles classificam o quão seguro o carro é, a partir dos resultados dos testes que são conduzidos. 

Já os crash tests que são conduzidos por profissionais que atuam na segurança pública com investigação de acidentes de trânsito tem um objetivo bem diferente. Esse tipo de ensaio ou teste de colisão também é realizado em diversos países da Europa e nos Estados Unidos.

O ARC-CSI CRASH CONFERENCE é um exemplo. Trata-se de uma conferência anual realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, voltada para reconstrução de acidentes de trânsito, na qual são realizadas diversas colisões durante a conferência com a finalidade de coletar dados da colisão, tornando possível realizar diversos tipos de análises, como as acelerações envolvidas durante o embate, o processo de deformação das estruturas dos veículos, bem como realizar medidas de deformações, avaliar os perfis de danos, tempo de interação e forças envolvidas no sistema.

Dessa forma, esse tipo de ensaio visa a produção do conhecimento que será aplicado diretamente nas investigações de acidentes de trânsito, que no Brasil, em geral, são de responsabilidade dos peritos criminais num primeiro momento.

No dia 28/02/2018, os peritos criminais do Estado de Mato Grosso do Sul realizaram pela primeira vez no Brasil um Crash Test com finalidades de produzir conhecimento para investigações forenses. O teste foi realizado no Autódromo Internacional de Campo Grande e consistiu em uma colisão da frontal de um veículo Duster contra a lateral direita de um veículo Tucson.

*Texto da página Perícia de Crimes de Trânsito (PAC)

CAPACITAÇÃO DA PERÍCIA CRIMINAL EM ACIDENTES DE TRÂNSITO

Já em Bonito (MS), durante o XI Seminário Nacional de Perícia de Crimes de Trânsito, que acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, novos Crash Tests serão realizados com o objetivo de oferecer uma capacitação avançada para os participantes. Faça sua inscrição em http://bonito2018.com.br/nova-inscricao/ e saiba mais detalhes sobre a programação em http://bonito2018.com.br/programacao/.

Os seminários são uma realização do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS), promoção da Associação Brasileira de Criminalística (ABC). Patrocinadores oficiais são Regula Forensics e Faro Technologies. Apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS e Coordenadoria Geral de Perícias de MS.

VEJA FOTOS DO CRASH TEST JÁ REALIZADO


Tag3 - Desenvolvimento Digital