Notícias

09.04.2018 - 10:56

Seminário Nacional de Perícias de Crime de Trânsito em Bonito traz ao Brasil inéditos crash tests

Inscrições já estão abertas
|
Compartilhe:
Seminário Nacional de Perícias de Crime de Trânsito em Bonito traz ao Brasil inéditos crash tests

O XI Seminário Nacional de Perícias de Crimes de Trânsito, a ser realizado em Bonito (MS), entre os dias 17 e 19 de outubro, traz para o Brasil, pela primeira vez, a realização ao vivo de crash tests. O evento deste ano permitirá aos participantes a oportunidade única de discussão e análise das consequências e causas de uma colisão, bem como de um atropelamento e de outras situações reais que ocorrem no trânsito, como frenagens bruscas.

Dados do site Vias Seguras, a partir de registros do Ministério da Saúde e do seguro DPVAT, apontam que as ocorrências envolvendo acidentes de trânsito matam mais de 37 mil pessoas por ano, levam mais de 200 mil feridos aos hospitais e deixam ao menos 280 mil pessoas inválidas. Já estatísticas do Observatório Nacional de Segurança Viária ainda apontam que o impacto na econômica pública é de R$ 56 bilhões. Tais levantamentos demonstram o nível alarmante da violência no trânsito que existe no Brasil atualmente.

E também por conta desses números há tamanha importância no trabalho que é produzido na perícia de crime de trânsito. É por meio desse trabalho pericial que será possível chegar-se a culpados, identificar velocidade dos veículos, causas do acidente e ainda dar subsídio para que haja políticas públicas futuras como forma de prevenção.

Os participantes do XI Seminário Nacional de Perícias de Crimes de Trânsito, que será realizado em outubro deste ano, terão um experiência intensamente produtiva para observar in loco causas e consequências de diferentes formas de colisão entre veículos, além de verificar como se dá um atropelamento e ainda ter a capacidade de estudar a situação por diferentes ângulos.

Poder ter acesso a oportunidade assim permite que a capacitação forneça subsídio grande para os profissionais estarem mais preparados para a aplicação das técnicas periciais no cotidiano. Afinal, durante uma ocorrência no dia a dia, o tempo e as condições não permitem a possibilidade de estudo e análise tais como existem nesse laboratório que será realizado durante o evento em Bonito.

Além de assistir aos crash tests, os participantes terão a possibilidade de desenvolver atividades no local e haverá um trabalho conjunto para apresentação de resultados.

A organização do seminário ainda contará com boneco especial, que tem características de uma pessoa adulta e importado dos Estados Unidos, para permitir a simulação de atropelamentos. Os crash tests em Bonito ainda terão a participação de pilotos profissionais e a utilização de veículos com diferentes especificações.

Esse tipo de estudo é uma experiência que já existe em eventos fora do País, tais como o ARC-CSI Crash Conference, referência mundial na área de perícia em acidentes de trânsito, em que o Coordenador Geral do evento o Perito Criminal Emerson Lopes dos Reis participou em duas edições, em 2013 e 2017. E agora em 2018 será realizado no Brasil durante o XI Seminário Nacional de Perícias de Crimes de Trânsito. Um pouco do que vai acontecer em outubro pode ser observado em vídeo que está disponível no site do evento.

Durante os dias 17 a 19 de outubro, Bonito (MS) também sediará o XIII Seminário Nacional em Identificação de Veículos. Ambos os seminários acontecerão no Centro de Convenções de Bonito. As inscrições já estão abertas, com preço diferencial para os meses de abril e maio.

Além das atividades técnicas dos eventos, a cidade-sede dos seminários é uma referência mundial no ecoturismo, sendo considerado o principal destino para se apreciar a natureza com responsabilidade e aproveitar experiências únicas nas águas cristalinas da região.

Saiba mais sobre os XIII Seminário Nacional em Identificação de Veículos e XI Seminário Nacional de Perícias de Crimes de Trânsito, como se inscrever e também detalhes sobre Bonito no site www.bonito2018.com.br. Para entrar em contato, envie e-mail para seminario@sinpofms.org.br.

Os seminários são uma realização do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS) e promoção da Associação Brasileira de Criminalística (ABC).

Tag3 - Desenvolvimento Digital