Notícias

19.10.2018 - 15:08

Técnica contra adulteração aprimorada pela perícia de MS vai ser levada para o exterior

Método de revelação térmica de motores adulterados foi apresentado a profissionais do Paraguai em seminário, em Bonito
|
Compartilhe:
Técnica contra adulteração aprimorada pela perícia de MS vai ser levada para o exterior

Peritos criminais de Mato Grosso do Sul apresentaram, na quinta-feira (18), como utilizam a técnica de revelação térmica de motores adulterados durante etapa prática do XIII Seminário Nacional em Identificação Veicular em Bonito, a 300 quilômetros de Campo Grande (MS).

O processo foi aprimorado na Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Dourados, tendo como seu precursor o perito criminal Everaldo Staudt. Na prática, foi possível observar o uso de cilindros de gás de cozinha, de oxigênio usado para solda, maçarico, lixa fina e silicone para recuperar o número original de série da montadora grafado no bloco de motor adulterado em 10 minutos.

Perito criminal na Bahia, Sérgio Santos levará esse conhecimento aos demais profissionais de seu estado ainda que para aplica-lo haja necessidade de uma estrutura física específica e da dedicação de um profissional para desenvolver essa revelação.

Sônia Amarilla, engenheira química do Departamento de Criminalística e Laboratório Forense do Ministério Público do Paraguai, concorda que implementar a técnica exige uma oficina para se desmontar o motor, mas há possibilidade de aplica-la a metais parecidos ao bloco do motor.

Evento

O XI Seminário Nacional de Perícia de Crimes de Trânsito e o XIII Seminário Nacional em Identificação Veicular são realizados pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS), sendo promovidos pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e patrocinados pelas empresas Regula e Faro Technologies. 

Também apoiam os eventos o Governo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp), Coordenadoria Geral de Perícias de MS e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

Tag3 - Desenvolvimento Digital